nutrição
Atletas
Naturalmente, suplementos alimentares têm sido muito consumidos entre os atletas. Nós sabemos que uma boa alimentação afeta diretamente o rendimento esportivo, mas é claro que em uma vida normal não é possível ingerir todos os nutrientes necessários para uma boa saúde e por isso, a procura por suplementos tem sido cada vez maior.
Entretanto, muitas pessoas têm feito uso incorreto desses métodos, acarretando várias consequências, como por exemplo, problemas de saúde e um efeito totalmente contrário do que o esperado.
Obviamente, os suplementos devem ser consumidos juntamente com uma dieta especifica e muito equilibrada, pois além de auxiliar na complementação alimentar, a falta de algum nutriente pode ocasionar ao atleta a queda de rendimento, cansaço excessivo, entre outros problemas.
É importante também procurar a ajuda de um nutricionista para o auxilio na escolha do suplemente e durante o período de uso e não se deixar levar pelo enorme marketing que muitas vezes pode ser muito perigoso.
Ergogenia
É a capacidade do corpo de produzir energia. Pode ser dividida em três grupos: Ergogenia fisiológica, farmacêutica e nutricional.
Suplementos Alimentares na Infância
Pesquisas norte-americanas revelam que 10 a 25% das crianças têm algum transtorno alimentar. Caso a criança apresente algum sintoma de desnutrição é necessário um acompanhamento médico e em casos mais graves uma complementação nutricional através de suplementos alimentares.
O impacto da desnutrição na infância vai além da morbimortalidade imediata, Em longo prazo, persiste a fragilidade no sistema imunológico e a limitação na capacidade de aprendizagem e socialização.
Na Adolescência
A adolescência compreende o período entre 10 aos 19 anos, segundo OMS. Nesse período ocorrem profundas mudanças biopsicossociais, por isso o uso de suplemento alimentar deve ser monitorado por um médico ou nutricionista. Além dos métodos tradicionais de avaliação