cadeia alimentar
Os heterótrofos são incapazes de produzir seu alimento, buscam energia se alimentando de outros seres vivos. Podemos compreender melhor visualizando uma cadeia alimentar, encontramos os produtores que são seres autótrofos e os consumidores e decompositores que são os seres heterótrofos:
Em uma cadeia alimentar os seres heterotróficos (ou heterótrofos) – aqueles que não são capazes de produzir seu próprio alimento e necessitam de fontes externas para obter a energia e os materiais que precisam, são chamados de “consumidores”.
Esta classe engloba os animais herbívoros, os carnívoros, onívoros e os chamados decompositores ou detritívoros, que se alimentam de restos ou de animais mortos.
Os seres consumidores podem ser classificados de duas formas diferentes: com relação à sua posição na cadeia alimentar em “consumidores primários”, os herbívoros; “consumidores secundários”, animais que se alimentam de outros animais e, por isso, são chamados de carnívoros; e “consumidores finais”, os detritívoros ou decompositores; outra classificação pode ser feita com relação ao nível de consumo em: “consumidores diretos”, sempre os herbívoros que ingerem diretamente os seres produtores (vegetais), e “consumidores indiretos”, todos os outros animais.
Organismos autótrofos
São assim chamados todos os organismos que têm a capacidade de transformar a matéria inorgânica em matéria orgânica, normalmente, utilizando a luz solar e produzindo o oxigênio. Têm essa capacidade todos os fotossintetizantes e quimiossintetizantes (que ao invés da luz solar, utilizam substâncias químicas oxidadas).
Organismos heterótrofos
São assim considerados todos os organismos que não são capazes de produzir o seu próprio alimento, tendo assim, que utilizar a energia produzida pelos autótrofos ou mesmo por outros heterótrofos (dependendo de sua dieta).
cadeia alimentar
Produtores