CADEIA ALIMENTAR
É uma sequência de seres vivos, que para sobreviver depende uns dos outros, já que na cadeia eles servem de alimentos.
É um jeito de mostrar as relações alimentares entre todos de um ecossistema, ou seja, os organismos e também os produtores e consumidores, que são herbívoros e os decompositores.
O que ocorre dentro da cadeia alimentar é um processo de transferência de nutrientes e energia, sempre no sentido dos que são considerados produtores, para os considerados consumidores.
Cada um ocupa um lugar na cadeia alimentar, lugar pelo qual é separado como um nível hierárquico, classificando-os em:
Produtores – que são as plantas;
Consumidores – que são os animais;
Decompositores – que são os fungos e bactérias. O primeiro nível é formado pelos seres autotróficos, ou seja, pelos produtores, que são formados pelas plantas verdes, cianofíceas (algas verde-azuladas ou azuis), cianófitas e bactérias que possuem presença de clorofila, podendo realizar a fotossíntese.
O segundo nível é formado pelos organismos heterotróficos, ou seja, todos os animais e fungos, tanto herbívoros quanto os carnívoros e os decompositores.
A cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores (herbívoros e seus predadores, os carnívoros) e os decompositores.1
Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de nutrientes, sempre no sentido dos produtores para os consumidores. A transferência de nutrientes fecha-se com o retorno dos nutrientes aos produtores, possibilitado pelos decompositores que transformam a matéria orgânica dos cadáveres e excrementos em compostos mais simples, num ciclo de transferência de nutrientes. A energia, por outro lado, é utilizada por