cadastro
A comunicaçãoé um processo de compreender, compartilhar mensagens enviadas e recebida,podendo ser verbal por meio da linguagem escrita e falada,e não verbal por manifestação de gestos,expressões faciais, asposturas corporais , a maneira de tocar e as distâncias interpessoais que se mantêm com essa outra pessoa .
Quando se fala de relacionamento interpessoal segundo a autora comunicação verbal, não existesozinha pois além dela existe a maneira como falamos , que pode se chamar de paraverbal: os silêncios e grunhidos que utilizamos ao falar, as pausas que fazemos entre as frases e palavras, a ênfase quecolocamos na voz.
Para a pesquisadora devido á sofisticação tecnológica deixaram se de lado a comunicação não verbal. E que o uso da comunicação não verbal pode resgatar a capacidade do profissionalde perceber sentimentos,duvidas e dificuldades de verbalização do paciente.
Visto que os pacientes não conseguem avaliar os profissionais de saúde pela sua competência técnica , eles avaliam osprofissionais pelo código de ser humano que é expresso principalmente por essa linguagem não-verbal. Para humanizar a assistência,é preciso tornar mais consciente esse código não-verbal que fala daessência do ser humano.
Toda comunicação tem duas partes: conteúdo e o sentimento. O conteúdo da nossa comunicação está ligado ao nosso referencial de cultura, e o profissional de saúde tem uma culturaprópria, diferente do leigo, por isso é importante saber que quanto mais informações possuir sobre aquela pessoa e quanto maior a nossa habilidade em correlacionar esse saber do outro com o nosso,... [continua]