Cadastro
ATIVIDADES
1) Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação? R: As pessoas já usavam esta ambiente para pescar recolhendo alimentos, ou para fugir de um perigo, mergulhando na água e nela se deslocando, além e claro que desde fecundação o espermatozoide nada até o óvulo para a fecundação, logo podemos afirmar que nadar para o ser humano foi questão de sobrevivência.
Começando assim a nadar, ou seja, locomovendo-se na água ou sustentar-se sobre ela, usando recursos do seu corpo. Em relação à ação de nadar, entre outros eventos, a História nos revela que os fenícios utilizaram os benefícios do nado como estratégia de guerra para as conquistas territoriais, pois levavam enorme vantagem sobre os adversários. Na Grécia e Roma antigas, o nado popularizou-se e fazia parte do treinamento dos soldados do Império.
2) A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.
R:No aspecto físico e motor : auxilia no desenvolvimento das capacidades físico força, coordenação, equilíbrio, resistência e flexibilidade.
No aspecto cognitivo: desenvolve a decisão, o intelecto, a memória, a análise e o entendimento.
No aspecto social e afetivo: auxilia na interação e no contato com os colegas; contribui na construção da personalidade; auxilia em relação de empatia entre os colegas; evitando qualquer tipo de preconceito; melhora as relações interpessoais, aumentando os laços de amizade.
São inúmeros os benefícios em crianças e adolescentes, como a redução de gordura diminuindo assim doenças relacionadas ao coração, por exemplo, dentre outras; ativação da circulação sanguínea, desenvolvimento e