cadastro
Em Jundiaí, os preços variam, Há quem cobre 10 reais o metro quadrado, caso o trabalho a ser feito seja muito simples. Na média, eu diria que hoje está entre 50 reais e 80 reais o metro quadrado. Há profissionais, porém, que cobram por projeto e não por metro quadrado. Na verdade, tudo depende do projeto, de sua complexidade, de seu tamanho. Se você quiser que o designer faça as compras e/ou gerencie a obra, o custo será um pouco maior. Se o profissional não for da cidade onde você mora, também há que se computar os custos de deslocamento.
O QUE DIZ A ABD - Segundo a Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), órgão que regulamenta a profissão, esses profissionais são remunerados, basicamente, pela elaboração do projeto e pela administração da obra.
Para calcular os valores da remuneração para a criação do projeto, que envolve estudo preliminar, anteprojeto e projeto executivo, toma-se como base o tamanho da obra em metros quadrados, o tipo de projeto (residencial, comercial e seus segmentos) e a quantidade de desenhos, estabelecendo-se um valor em reais pela metragem correspondente.
Já a Taxa de Administração de obra é calculada aplicando-se um percentual que varia de10% a 15%, aplicados sobre o valor de todos os produtos e serviços gastos para a sua realização.
Outras modalidades de remuneração são: a consulta cobrada por hora técnica e a visita à obra, também calculada por hora.
RESERVA TÉCNICA - Alguns designers de