Fisica
INCERTEZAS DE MEDIÇÃO
OBJETIVO:
Uma analise sobre o procedimento das incertezas de medição de determinada grandeza física. No processo de medidas à existência de uma margem de erro. As medidas por mais cuidadosas que sejam tem certa dose de imprecisão. Com isso o objetivo dessa experiência é a utilização e familiarização com as normas e procedimentos que permitam expressar de forma mais consistente os resultados de medições com incertezas inerentes aos processos experimentais, obtendo uma menor margem de erro.
Desenvolvimento:
1.1 Desenvolvimento Teórico
Chamamos de grandeza o que pretendemos investigar, a propriedade fundamental de uma grandeza é sua capacidade de ser medida. Por exemplo: o comprimento, a força e o tempo são grandezas físicas. Medir uma grandeza consiste em compará-la com outra grandeza padrão que de toma como unidade. O resultado dessa operação é uma quantidade, ou seja, um número seguido da unidade utilizada (Kg, g, m,..). Na realização dessa medição um aspecto fundamental é sempre a existência de uma margem de erro, as medidas têm, portanto, certa dose de imprecisão, que podem estar relacionados a diversas origens. Esses erros podem ser classificados em grosseiros, sistemáticos ou acidentais. A possibilidade de haver diferentes avaliações de uma grandeza implica em uma imprecisão, que deve ser evidenciada na atribuição de um desvio.
1.2 Desenvolvimento experimental
Exercícios
1. - Grandeza: Chamamos de grandeza um corpo ou substância que pretendemos investigar, a propriedade fundamental de uma grandeza é sua capacidade de ser medida. - Unidade: A unidade de medida de uma grandeza é a grandeza específica, definida e adotada por convenção, com a qual outras grandezas de mesma natureza são comparadas para expressar suas magnitudes em relação àquela grandeza. - Medição: A