Cachaça de banana
A notoriedade das aulas teóricas no ensino Superior, que tem por objetivo atrelar conhecimento ao aluno deixando-o apto ao mercado, leva, os alunos como também os professores, a buscar novos modelos de inserção de conhecimento através de atividades com um diferencial. Essas atividades em sua maioria se caracterizam como atividades práticas. Tais atividades proporcionam aos alunos a oportunidade de relacionar o conteúdo teórico com o âmbito prático de processos idênticos aos vividos em empresas e áreas afins.
O curso de tecnólogo em Processo Químico da faculdade pentágono de Santo André tem como fundamentação a visão de todo processo produtivo ou Cadeia Produtiva dos Processos Químicos e Petroquímicos. Essa visão proporciona o entendimento de todos os processos envolvidos na transformação da matéria, como também na gestão dos negócios, reduzindo as perdas e aumentado assim o rendimento do produto trabalhado, não deixando de refletir sobre possíveis resíduos.
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o processo de produção da cachaça, que é proveniente da fermentação e destilação da banana prata, segundos os processos adaptados das metodologias existentes para obtenção de outras cachaças provenientes de frutas.
Observa-se o desenvolvimento do processo fermentativo e o rendimento da cachaça de banana.
Avaliar as propriedades sensorias no que se refere aos aspectos cor e limpidez, odor e sabor. Avaliar as propriedades químicas da cachaça obtida através da banana prata, no que se refere às análises de densidade, grau alcoólico, grau Brix, pH e acidez.
Comparam-se os resultados obtidos das analises da cachaça de banana prata com os parâmetros estabelecidos pelo ministério da agricultura para outras cachaças.
2. FERMENTAÇÃO
Apresentaremos, a fermentação para obter um