cacete
N o vo s Di re i to s , N o v as Pr át i c a s So c i ai s: e a E du c a ç ão ?
UE N P- C C H E-C LC A –C A M PU S JA C A R EZ IN H O
AN A IS – 20 10
IS SN – 1 80 8- 35 7 9
A CAUSA FEMINISTA EM A CASA DE BONECAS DE HENRIK IBSEN
Aline Ignácio Calahani
(G-CCHE-UENP/CJ)
Dra. Luciana Brito
(Orientadora –CLCA-UENP/CJ)
RESUMO
Quando adolescente Ibsen se apaixonara pela Teologia tornando-se um grande leitor da
Bíblia, mas devido à precária situação familiar este foi forçado a escolher uma profissão, tornando-se aprendiz de farmacêutico. Frustrado por não conseguir ingressar à universidade de medicina, o escandinavo Henrik Ibsen dedicou sua vida à literatura.
Catilina foi sua primeira obra de teatro (1849), tendo sida rejeitada pelos editores. Sua fase dos denominados “dramas modernos” iniciou-se em 1868, destacando-se a obra
Casa de Bonecas onde se percebe claramente a defensa das causas feministas e com a qual o norueguês, enfim, alcançou seu prestígio internacional. Casa de Bonecas é um drama em três atos que retrata os convencionalismos sociais e a hipocrisia que havia no final do século XIX. Nora Helmer, esposa de Torvald Helmer, é a personagem principal da obra. É mãe e esposa obediente, porém cega ao marido e à sociedade. No decorrer da obra, Nora passa a compreender melhor sua vida, as atitudes de seu marido – que a trata como uma boneca – e sua imagem perante a sociedade. Decepcionada por sempre obedecer ao pai, e após a morte deste, obedecer ao marido, Nora decide que não mais seria convencional ao que os outros desejavam dela, estava cansada de ser tratada como uma mulher fútil onde suas opiniões não importavam, sendo assim, sai de casa deixando marido e filhos. Essa atitude revolucionária da personagem Nora deu grande destaque às idéias emancipatórias feministas da época, causando grande impacto à sociedade então vigente. Palavras-chave: Ibsen. Causas feministas.