Cabos e nos
Departamento de Ciências do Desporto
Disciplina de Estudos Práticos – Prática Pedagógica III 2ª Avaliação
Estação: Cabos e Nós Os cabos e nós servem para aumentar a segurança dos indivíduos, para construir abrigos e para fazer outro tipo de instrumentos que sejam necessários durante uma actividade de grandes espaços e de adaptação ao meio, como por exemplo uma expedição na montanha.
Os cabos podem ter duas classificações relativamente ao seu tipo. Assim podem ser classificados consoante o material de que são feitos (vegetais, metálicos e sintéticos) ou consoante a força de energia (estáticos, dinâmicos, semi-estáticos). Concluindo assim que os cabos são especificamente uma reunião de fibras animais ou vegetais, com fios sintéticos ou metálicos, estes encontram-se de um modo torcidos de maneira a constituir um todo capaz de aguentar grandes esforços, como por exemplo suportar uma queda.
Situação de diagnóstico:
Objectivo – diagnosticar a capacidade que os orientandos têm na compreensão da funcionalidade dos diferentes tipos de cabos e nos diferentes tipos de nós.
Variáveis/indicadores: ▪ Compreensão e distinção dos diferentes tipos de cabos existentes. - Os cabos mais utilizados para a segurança e para diminuição de riscos são os dinâmicos, isto porque:
Cabos
Resistência
Carga Elasticidade Impermeabilidade
Estático Dinâmico Impermeável Permeáveis
Maior dissipação de Ec
Maior amortecimento da queda ▪ Compreensão da funcionalidade (forças de atrito vs forças de deslocamento do cabo existentes) dos diferentes tipos de nós, como por exemplo de prender, soltar, correr. - Existem vários tipos de nós que se podem fazer com os cabos: os nós de correr, os de