Cabos
Matheus Costa Protásio2
Eden Santos 3
1. DESCRIÇÃO DO CASO:
O cabo de aço tem várias utilizações atualmente. Em quase tudo que nos olhamos ao nosso redor ou que temos, existe cabo de aço ou ele já foi utilizado para fabricação do mesmo. O cabo de aço já existe a mais de 180 anos e foi criado pelo alemão Wilhelm August Julius Albert. Antigamente nas jazidas de carvão para descer para uma determinada profundidade para buscar o carvão eram utilizados apenas correntes. Mas devido ao seu peso, chegou um momento que o peso somente da corrente era enorme e não tinha mais como utiliza-las. Nesse momento o cabo de aço surgiu.
Existem varias funções que o cabo exerce diariamente na nossa rotina. Quando utilizamos um veículo, qualquer que seja, existem cabos que ligam o motor com acelerador, freios, embreagem entre outras coisas. Quando chegamos a um edifício e entramos em um elevador, o mesmo é deslocado através de cabos que são presos aos contra pesos. Em uma obra os cabos são utilizados em guindastes e em guincho para o içamento de materiais. Quando passamos em cima de uma ponte, algumas delas são sustentadas por cabos. É praticamente impossível vivermos sem cabos atualmente.
Além disso, existem os cabos que chegam às nossas residências que transmitem energia, telefone e internet que são os cabos flexíveis. Quando o cabo é flexível, a força de tração sempre será tangente no seu comprimento e ele não oferece resistência. Quando ele é inextensível, ele será rígido e seu comprimento não se abalará quando for aplicado carga ao mesmo.
2. IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO:
-Cabo sujeito a cargas concentradas;
Quando um cabo de peso desprezível suporta várias cargas concêntricas, o cabo assume a forma de vários segmentos de linha reta, cada um sujeito a uma força de tração constante.
Quando ele tem cargas concentradas, o problema envolve 4 incógnitas sendo elas Ax, Ay, Bx, By em reações em A e B e três equações de equilíbrio de estática.
As