Ohmímetro
Um ohmímetro é um aparelho que mede a quantidade de atrito elétrico gerado quando os elétrons passam por um condutor elétrico. Também conhecida como resistência elétrica, o valor desse atrito é expresso em unidades de "ohm." Esta medida é regulada pela "Lei de Ohm", que afirma que a passagem de corrente através de um circuito elétrico é diretamente proporcional à quantidade de tensão exercida. Quando escrito em forma de equação algébrica, esse fenômeno natural fica assim: R = V / I, onde R é resistência elétrica do circuito, V é diferença de potencial elétrico e a letra I representa a intensidade do circuito elétrico.
Geralmente o Ohmímetro é componente do multímetro, podendo ser digital ou analógico. Para medir uma resistência elétrica partimos de sua própria definição: a oposição à passagem da corrente. Se quisermos medir uma resistência elétrica basta então aplicar uma tensão nesta resistência de modo que uma corrente seja forçada a circular. Pela intensidade desta corrente podemos ter uma idéia da sua resistência: se a corrente for intensa é porque a resistência é pequena e se a corrente for reduzida é porque a resistência é elevada.
Modos de utilização do ohmímetro:
Para medidas de precisão o ohmímetro deve ser ligado em ponte e com corrente alternada.
Ohímetro em Ponte de Wheatstone
Com o ohmímetro, podemos medir a resistência do condutor (elemento com alta condutividade elétrica) e do resistor ( elemento com baixa condutividade elétrica)
Quando o objetivo for medir a resistência do resistor, o ohmímetro será conectado em paralelo ao resistor (figura a). Para meidir a resistência em um trecho do condutor, o ohmímetro será conectado em série com o mesmo (figura c).
O ohmímetro também pode ser utilizado na identificação de caminhos em curto-circuito, por exemplo, caso haja corrente, a figura c. Ou em circuito aberto (figura d). Nós em curto-circuito são