Cabos HDMI
Assim como no USB, os diferentes tipos de HDMI se sucedem de acordo com a evolução da velocidade de transmissão de dados. Assim, uma conexão HDMI 1.3 será mais “lenta” que uma 1.4, que por sua vez será inferior ao formato mais recente, a 2.0. Mas, no caso desse padrão de transmissão áudio e vídeo, a mudança fundamental está relacionada à largura de banda de transmissão de informações.
HDMI 1.3
O formato mais antigo e o primeiro a se popularizar no Brasil, o HDMI 1.3, é marcado por aumentar consideravelmente a largura de banda da versão anterior para 340 MHz, dobrando a velocidade máxima para mais de 10 Gbps. Foi também essa versão que implementou suporte a sincronia automática entre áudio e vídeo (lipsync).
HDMI 1.4
O HDMI 1.4 mudou ligeiramente o formato dos conectores. Para tirar proveito das vantagens, é claro, os equipamentos conectados devem também suportar o novo padrão, que incluiu suporte a imagens 3D e 4K, gama de cores maior para reprodução de conteúdo criado digitalmente identificação do tipo de conteúdo de forma automática.
Outras mudanças dão conta de Internet por HDMI, de modo que um dispositivo off-line possa obter conexão à web por meio do cabo ligado a uma TV com Wi-Fi. Além disso, essa geração passou a suportar retorno de áudio entre Home Theaters e TVs, e deixa de lado a necessidade de mais um cabo de áudio. Foi aqui também a estreia do micro HDMI, ainda menor do que o “mini” e utilizado em celulares, por exemplo.
HDMI 2.0
A versão mais recente do padrão HDMI disponível no mercado não mudou o formato dos cabos usados pelo HDMI 1.4, mas trouxe várias vantagens para obter imagens melhores na televisão. Embora o 4K tenha sido suportado pela versão anterior, é só