Tipos De Cabos De Video
Se nos primórdios da informática os monitores tinham tela monocromática e gráficos pobres em detalhes, hoje o cenário é bem diferente. Cores realistas, imagens de alta definição e gráficos detalhados em 3D são algumas das características que permitem o uso cada vez maior dos computadores para vídeos, jogos e outras aplicações. Como consequência, essas máquinas podem contar com vários tipos de conectores de vídeo. Como: VGA, DVI, HDMI e Thunderbolt.
TIPOS DE CONECTORES DE VIDEO
Conector VGA (Video Graphics Array)
Os conectores VGA são bastante conhecidos, pois está presente na maioria absoluta dos monitores CRT e também em alguns modelos que usam a tecnologia LCD, além de não ser raro encontrá-los em placas de vídeos (como não poderia deixar de ser).
O conector desse padrão, cujo nome é D-Sub, é composto por três "fileiras" de cinco pinos. Esses pinos são conectados a um cabo cujos fios transmitem, de maneira independente, informações sobre as cores vermelha, verde e azul isto é, o conhecido esquema RGB e sobre as frequências verticais e horizontais. Em relação a estes últimos aspectos: frequência horizontal consiste no número de linhas da tela que o monitor consegue "preencher" por segundo. Assim, se um monitor consegue varrer 60 mil linhas, dizemos que sua frequência horizontal é de 60 KHz. Frequência vertical, por sua vez, consiste no tempo em que o monitor leva para ir do canto superior esquerdo da tela para o canto inferior direito. Assim, se a frequência horizontal indica à quantidade de vezes que o canhão consegue varrer linhas por segundo, a frequência vertical indica a quantidade de vezes que a tela toda é percorrida por segundo. Se é percorrida, por exemplo, 56 vezes por segundo, dizemos que a frequência vertical do monitor é de 56 Hz.
É comum encontrar monitores cujo cabo VGA possui pinos faltantes. Não se trata de um defeito: embora os conectores VGA utilizem um encaixe com 15 pinos, nem todos são usados.
Conector DVI