Cabo verde
Sexta-feira, 15 de Março de 2013
CVMA 2013
No último fim-de-semana realizou-se a terceira edição dos Cabo Verde Music Awards, mais uma vez na Praia, desta vez no Estádio da Várzea.
Várias categorias, muitos nomeados, com convidados vindos de Portugal, do Brasil e de Angola..um espectáculo com muitos imprevistos, como a própria apresentadora, Maria João Silveira disse, com direito a ver o senhor Primeiro Ministro a dançar um funana di terra, ou não seria esta a festa da música caboverdiana.
Para a dimensão do país, pareceu-me um espectáculo engraçado, com a possibilidade de terem maior variedade de público, uma vez que este ano haviam bilhetes mais baratinhos para a Bancada Strela...
Palco com muita luz, Kim Alves com a banda do espectáculo, a acompanhar os artistas que cantaram todos ao vivo.
Como grandes vencedores sairam os Splash, a banda do Grace Évora, com cinco ou seis prémios, incluindo o de melhor albúm electrónico e de melhor banda ao vivo. Outros galardões foram para o Boss AC com a única música que canta em crioulo, a Lura como melhor artista em palco, Nancy Vieira com a melhor coladera.
Gostei muito de ver as senhoras do grupo Tradison di Terra, a subir ao palco para receberem o prémio de melhor batuk/kolasanjon, com a música "Mora na Fora", contentes e emocionadas. No clip podem ver-se imagens do interior da Ilha de Santiago, com as cachoeiras e o verde característico da altura das chuvas. As senhoras "dizem" que moram no interior, porque na Praia tinham de morar na barraca, porque não há dinheiro para pagar a renda..letra tão simples quanto esta.
http://www.youtube.com/watch?v=sD8QBh-NiG8 - Tradison di Terra - Mora na Fora
Foi feita uma homenagem merecida ao Zeca di Nha Reinalda, kel grande rei di funana.
Michel Montrond, caboverdiano da Ilha do Fogo, ganhou o prémio de artista revelação de 2012 e a música do ano com "mi so ki fika li". Na música, o Michel "diz" que tem saudades da mãe, porque foram todos