Inspeção : vazadouro de resíduos sólidos urbanos e de saúde de barra mansa, situado na estrada rj 157 – via engenheiro alexandre drable, km. 7,5 – barra mansa - rj.
1493 palavras
6 páginas
Relatório de inspeção no Lixão de Barra Mansa-RJ.Data da vistoria: 01.06.2007.
Local: Vazadouro de resíduos sólidos urbanos e de saúde de Barra Mansa, situado na estrada RJ 157 – Via Engenheiro Alexandre Drable, Km. 7,5 – Barra Mansa - RJ.
Participantes; Carlos Lima Castro, analista processual MPF e Rinaldo José de Freitas, técnico de apoio especializado, MPF.
Adentramos ao vazadouro de resíduos sólidos e de saúde, não sendo interceptados por ninguém. Não há portões ou porteiras, muito menos guaritas. Há no início da subida da via de acesso à pilha principal uma tenda com uma balança comercial, junto a um grupo de abrigos, visivelmente usados para armazenamento de materiais reciclados.
A via de acesso ao vazadouro, inicia-se na rodovia estadual RJ 157, e atravessa uma fazenda de produção de leite e carne bovina. O corpo hídrico que banha o pasto principal, próximo à currais e bezerreiros, está contaminado como chorume, que nele é lançado in natura, fotos 02, 67, 68 e 69. As moscas e urubus (vetores alados), convivem com o gado. A situação deve ser relatada ao órgão estadual de vigilância sanitária.
A pilha de resíduos principal, foto 10, (frente de deposição) avança em direção a um corpo hídrico. Foi realizado em sua volta um via de acesso, com movimentação de terra e uma canaleta de drenagem de águas superficiais precária. Todas as águas superficiais e chorume coletados pelo precário sistema de drenagem são lançados diretamente no corpo hídrico ou percola-se no solo, fotos 03, 04, 05, 06, 07 e 08.
Na parte mais antiga da pilha principal, chegando-se a uma subida na via de acesso, observa-se uma maior produção de chorume aflorando na canaleta de drenagem, fotos 09, 11 e 12. Não há sistema de coleta do chorume, que é lançado sem tratamento no corpo hídrico e percolado no solo, contaminando o freático.
Após a subida da via de aceso, há um platô onde estão localizados a maioria dos abrigos dos catadores, fotos 16, 20, 21, 22, 34, assim