Cabo Verde
O conto Dragão e eu, se passa em Cabo Verde, localizado na zona equatorial do oceano Atlântico, no continente africano, a 500 quilômetros da costa do Senegal, Cabo Verde é um arquipélago formado por dez ilhas de origem vulcânica.O país foi colônia portuguesa e após quatro séculos de intensa exploração, a vegetação original praticamente se extinguiu. Sua independência só foi obtida em 1975. Dados de Cabo Verde:
Extensão territorial: 4.033 km².
O conto "Dragão e eu" é mais um dos dez contos narrados no livro Contos Africanos, e tem como autor Teixeira de Sousa. Traz uma narrativa que apresenta fatos do cotidiano da maioria das pessoas de Cabo Verde. A história narra fatos da vida de um menino que ganha um cachorro cujo nome é Dragão, a partir daí, o autor expõe as dificuldades e curiosidades de partes interessantes das vidas dos personagens. Através desse conto o autor traz características e experiências vividas pela população de Cabo Verde e até por ele mesmo de forma interativa e criativa com a intenção de não deixar a leitura cansativa.
Enfim, o conto é uma mistura de imaginação e realidade da vida de pessoas que vivem em Cabo Verde, trazendo curiosidades interessantes.