Trabalho Materiais Met licos Tratamento T rmico
Faculdade de Engenharia
Materiais Metálicos
TRATAMENTO TÉRMICO DE
AMOSTRA DE AÇO CARBONO
Data: 06/05/2013
SUMÁRIO
1. Resumo 2
2. Introdução 2
3. Objetivo 2
4. Materiais e Métodos (Metodologia Experimental) 2
5. Resultados e Discussões 2
6. Conclusões 2
7. Bibliografia 2
1. Resumo
Tema/Assunto / Objetivo / Metodologia / Resultados / Conclusão
2. Introdução
Quando falamos em trabalhar com aços, precisamos saber qual é a aplicação que daremos para a peça, pois temos diversos tipos deles e com suas características podendo ser completamente diferentes umas das outras. Estamos falando de ligas de ferro-carbono, que é a composição do aço, sendo que a variação do carbono irá dar o norte para a aplicação na indústria. Podemos encontrar aços com concentrações entre 0,008% até 2,11% (em peso) de carbono na sua composição. A partir deste ponto teremos os chamados ferros fundidos, que não serão abordados neste relatório.
Podemos ter, dentro da composição dos aços-carbono, ainda, elementos de liga que poderão dar maior precisão à necessidade da aplicação destes na indústria. Estamos falando dos chamados aços-liga, que podem ter a adição de vários elementos tais como níquel, zinco, cromo, titânio, alumínio dentre outros, mas que, também, não serão alvo do nosso relatório.
Os aços mais usados na indústria são aqueles que possuem até 1,00% de carbono na sua composição, gerando uma divisão em 3 classes: os aços o baixo carbono possui no máximo 0,30% do elemento; o médio carbono apresenta de 0,30 a 0,60% e o alto carbono possui de 0,60 a 1,00%.
Baixo carbono: possui baixa resistência e dureza e alta tenacidade e ductilidade. É usinável e soldável, além de apresentar baixo custo de produção. Geralmente, este tipo de aço não é tratado termicamente e tem como aplicações chapas automobilísticas, perfis estruturais, placas para produção de tubos, construção civil, pontes e latas de folhas de flandres (latinhas de