Cabo Verde - País
Localizado na zona equatorial do oceano Atlântico, no continente africano, a 500 quilômetros da costa do Senegal, Cabo Verde é um arquipélago formado por dez ilhas de origem vulcânica. O país foi colônia portuguesa e após quatro séculos de intensa exploração, a vegetação original praticamente se extinguiu. Sua independência só foi obtida em 1975.
São Tiago é a maior ilha de Cabo Verde, concentrando aproximadamente 50% da população. Os longos períodos de seca, aliados à aridez do território, prejudicam o desenvolvimento da agricultura no país. Durante o século XX, a escassez de alimentos foi responsável pela morte de mais de 200 mil pessoas.
Atualmente, 85% dos alimentos consumidos pela população são importados, o país também depende de ajuda econômica externa e do envio de dinheiro dos emigrantes aos familiares. Existem mais cabo-verdianos vivendo no exterior do que no arquipélago.
A principal atividade econômica desenvolvida em Cabo Verde é a agricultura, baseada no cultivo de banana, cana-de-açúcar, frutos tropicais, feijão, batata doce e mandioca. O setor industrial baseia-se na fabricação de aguardente, vestuário e calçados.
O turismo tem se demonstrado uma atividade importante para a economia nacional, os principais destinos são a Ilha do Sal e a Ilha Boa Vista.
Demografia e estrutura social
Os cabo-verdianos são descendentes de antigos escravos africanos e dos seus senhores portugueses. Grande parte dos cabo-verdianos emigra para o estrangeiro, principalmente para os Estados Unidos, Portugal e Brasil, de modo que há mais cabo-verdianos a residir no estrangeiro que no próprio país.
É marcadamente jovem na sua estrutura etária, com 40 por cento dos efectivos entre os 0 e 14 anos (estimativa 2005) e apenas 6 por cento acima dos 65 anos. A média de idades da população cabo-verdiana ronda os 24 anos.
A esperança média de vida, que, em 1975, rondava os 63 anos, atingiu, em 2003, os 71 anos (67 para homens; 75 para as