Países Lusófonos: Cabo Verde
Este trabalho intitulado "Países lusófonos: Cabo Verde" tem como objetivo trazer o conhecimento dos aspectos históricos, da política, cultura, costumes e curiosidades de um dos Arquipélagos mais bonitos da África.
A história de Cabo Verde: A descoberta
A descoberta do Arquipélago de Cabo Verde, ocorreu em Maio de 1460, provavelmente por Diogo Gomes e Alvise Cadamosto, onde não existia nenhum indício de presença humana. Foi exatamente na ilha de Santiago que o povoamento se iniciou, tendo grande ajuda de Portugal para sua população que cresceu rapidamente.
O país tem cerca de 500 mil habitantes. Tendo apenas 10% do seu território classificado como terra arável, e possuindo limitados recursos minerais, as condições áridas e o terreno montanhoso de Cabo Verde criam condições de desvantagem para a produção agrícola do país.
Localização e dificuldades
O Cabo Verde localiza-se na África. Ela fica entre a Europa, África e Brasil, permitindo que Cabo Verde se tornasse um entreposto comercial, nomeado de tráfego de escravos.
Porém, com a abolição da escravidão e deterioração climatérica, o país sofreu as consequências, passando a ser caracterizado por uma economia pobre.
A independência
Antes de sua independência, Cabo Verde era prioridade de Portugal. A independência de Cabo Verde foi proclamada em 5 de Julho de 1975, sendo ela um processo gradual, surgindo a fins de reivindicações da elite crioula, que protestava contra a negligência e o desleixo da metrópole portuguesa em relação ao que se passava no Cabo Verde.
Para toda metrópole portuguesa, os habitantes de Cabo Verde eram vistos e considerados como desleixados, bêbados, indolentes, etc. Em 1912, reagindo a isso, Eugénio
Tavares escreveu: "O indígena de Cabo Verde é ativo e trabalhador". Essa atitude foi levada e mantida até sua independência.
Em 1956, foi fundado o PAIGC - Partido Africano para a Independência da Guiné e
Cabo Verde - pelo cabo-verdiano Amílcar Cabral, formado