Aparelho reprodutor feminino e masculino
As ovários servem pra produzir os gametas femininos,ou seja, produzir os óvulos, e ali dentro ocorre dois hormônios femininos, a progesterona e o estrógeno, ambos são produzidos no ovário. A mulher já nasce com os gametas pré-fabricados, elas nascem com os óvulos semi prontos, eles já começaram a fazer a meiose e estão parados no meio da meiose, quando a mulher entra na puberdade a meiose é completada, caso o gameta feminino seja fecundado pelo espermatozoide. Quanto mais velha a mulher vai ficando mais velho o gameta dela também fica. E quanto mais velho o gameta maiores as chances da mulher ter um filho com certos problemas, por exemplo, a síndrome de donw.
O ovulo sai do ovário e vai para a tuba uterina e ali que vai ocorrer a fecundação. Depois de fecundado o embrião vai se deslocando pela tuba uterina, por causa das fringas, e quando ele chega no estagio de blastocisto, em torno do 6º dia, ele vai chegar no útero e vai se fixar. E no útero que ocorre o desenvolvimento do embrião.
O endométrio funciona como um velcro, ele serve para a fixação do embrião no útero, e esse fenômeno vai se chamar nidação. Caso a mulher não tenha fecundado, o gameta feminino será eliminado junto com o endométrio em um fenômeno chamado menstruação. A primeira menstruação da mulher é chamada de menarca.
A mulher faz xixi pelo meato uretral, a uretra, e a reprodução é pelo orifício vaginal. O canal vaginal é acido para proteger e evitar infecção. O clitóris serve para o prazer, para o orgasmo, e o orgasmo faz com que a mulher tenha contrações no aparelho reprodutivo interno, ajudando o espermatozoide chegar até a tuba uterina. Então o orgasmo facilita o processo de fecundação, facilita a gravidez nas mulheres.
A vagina é apenas o canal vaginal. Todo o resto, como os pequenos e grandes lábios, pelos pubianos, etc, vamos chamar de vulva.
As mamas também fazem parte do aparelho reprodutor feminino.
Laqueadura, corte da tuba uterina, impede a