Cabo coaxial
O cabo coaxial foi um dos primeiros tipos de cabos usados em redes. Ele consiste de dois condutores de cobre, um interno e o outro externo separados por um material isolante. Os dados são transmitidos pelo condutor interno, enquanto o externo é um tipo de metal trançado protegendo de interferências eletromagnéticas externas.
Foto ilustrativa – Cabo Coaxial - Gabriel Torres, Redes de Computadores.
Além de serem utilizados em redes locais Ethernet, os cabos coaxiais também são usados em transmissão de imagens de TV (TVs a cabo) e transmissão de longa distância em sistemas de telefonia (através de sinais analógicos e digitais). Possuem uma impedância no qual é medida em ohms (50 ohms em cabos de rede local e 75 ohms em TV a cabo).
Cabo 10Base2
O cabo coaxial mais utilizado é o 10Base2, conhecido como cabo fino. Possui aproximadamente 0.18 polegadas, o que o torna razoavelmente flexível, facilitando a sua instalação. Seu comprimento utilizado em uma rede local é de no máximo 185 metros, com um limite máximo de 30 maquinas instaladas por segmento. Com uma taxa de transmissão de 10 megabits por segundo.
Para que se possa aumentar esse comprimento, é necessário utilizar um repetidor (amplificador) a cada segmento de 185 metros, para que não tenha diminuição no sinal. Com isso, o comprimento do cabo refere-se ao comprimento de cada segmento e não o comprimento total da rede, aumentando o número de maquinas na rede (30 por segmento).
Foto ilustrativa – Rede local com dois Segmentos utilizando um repetidor – Gabriel Torres – Redes de Computadores.
A conexão com cada micro através do cabo coaxial fino, é feita por conectores BNC e seus adaptadores. Existem diferentes tipos de adaptadores para os conectores BNC, entre eles os conectores do tipo-T.
Foto ilustrativa – Conectores e adaptadores BNC – Mario Dantas – Tecnologia de Redes de Com. e Computadores.
Os cabos coaxiais não podem