cabine primaria simplificada
Cabine primaria simplificada
Índice
Conteúdo: cabine primaria simplificada ...........................................pág. 4
Conclusão ........................................................................................pág. 10
Antes de explicarmos o que é cabine primária, precisamos explicar resumidamente o processo de como a energia elétrica vem da fonte geradora (hidrelétricas, termoelétrica, etc.) até sua empresa.
Após sua geração, ela é transmitida por grandes linhas de transmissão que podem atravessar grande parte do país até o consumidor.
A rede elétrica que chega em nossas casas e nas empresas geralmente chega já transformada em baixa tensão. A responsabilidade por fazer esta "transformação", da energia de alta tensão dos fios para a energia que conhecemos (110v, 220v ou a gosto do cliente) é da concessionária de energia (CPFL, AES Eletropaulo, Elektro, etc).
Agora, e se quiséssemos instalar um conjunto de equipamentos em nossa casa ou empresa que tem a função única da conversão da energia de alta tensão para média ou baixa tensão? Isto é totalmente possível tecnicamente e, isso, é feito através de um tipo especial de subestação de energia, que é conhecida como cabine primária.
Antes de tudo, é preciso fazer um estudo tarifário para ver se compensa ou não fazer este trabalho. Até mesmo empresas de médio porte que, apesar de grande consumo, o estudo tarifário indica que não é compensador fazer o trabalho.
Quando o cliente investe numa instalação elétrica desta que faz o trabalho de conversão de energia de alta para média ou baixa tensão, o custo da conta diminuirá pelo fato do fator multiplicador ser reduzido. O investimento será revertido em lucro em meses!
Geralmente os tipos de empresas que precisam de cabine primária são:
Empresas que que tem uma planta energética que trabalham com alta potência nos equipamentos, como