Subesta o Apresenta o a ser entregue
O presente projeto fixa as condições mínimas exigidas para projeto de Subestação simplificada de Consumidores com fornecimento de energia elétrica em média tensão até 13,8 kV, ligadas ao sistema de distribuição aéreo na área de concessão da Light Serviços de Eletricidade S. A..
Todas as prescrições contidas neste projeto são de caráter orientativo, não dispensando a necessidade de profissionais devidamente habilitados, com conhecimento da Legislação vigente, das Normas Técnicas da ABNT e outras específicas atinentes a projeto e execução de instalações elétricas.
1.2- Situação atual
O Instituto de Educação Franciscana Nossa Senhora Medianeira possui dois sistemas de medição trifásicos de faturamento de energia elétrica compartilhada com uma demanda total de carga instalada em 170 KVA, sendo uma medição com uma carga de 122 KVA e a outra medição com 48 KVA. (Demandas retiradas de projeto elaborado anteriormente)
Figura 1
1.3- Objetivo
Este projeto tem por objetivo definir os critérios básicos e materiais a serem utilizados na subestação simplificada em poste que atenderá o Instituto de Educação Franciscana Nossa Senhora Medianeira. Situado à Rua Teixeira de Andrade, 202. Foi elaborado observando-se as prescrições técnicas das Normas da ABNT, tais como a NBR-14039 e NBR-5410, como também da Concessionária local Light Serviços de Eletricidade S/A.
O projeto de subestação simplificada visa o aumento da carga instalada do Instituto de Educação Franciscana Nossa Senhora Medianeira, que se encontra em 170 KVA, para até 300 KVA. Deixando disponível 130 KVA para expansões futuras (ex.: Instalação de ar condicionado em todas as salas). Também tem como finalidade unificar as medições de faturamento de energia elétrica existentes atualmente.
2- Subestação
É um conjunto de equipamentos de manobras e transformação, utilizados para dirigir o fluxo de energia em sistemas de potência, possibilitando sua diversificação. Possui dispositivos de proteção capazes