cabeçote moveis e fresa
Trabalho de Tecnologia Mecânica
Cabeçote Divisor
Tipos de Fresas
Nome: Anne Stefani
Nome: Bruno
Nome: Janaina Santos
Nome: Rodrigo Santana
Nome: Zamorano Fernandes
Cabeçote Divisor
O aparelho divisor é um acessório da fresadora que permite fazer as divisões dos dentes das engrenagens. Permite também fazer furos ou rasgos em outros tipos de peças, além de possibilitar a fresagem de ranhuras e dentes helicoidais. Normalmente o aparelho divisor é composto por uma coroa com 40 ou 60 dentes; três discos divisores que contêm várias séries de furos e uma manivela para fixar a posição desejada para a realização do trabalho.
Representação esquemática do cabeçote divisor. Indispensável na confecção de engrenagens.
Conforme o número de voltas dadas na manivela e o número de furos calculado, obtém-se o número de divisões desejadas.
Assim, se em uma coroa de 40 dentes, por exemplo, dermos 40 voltas na manivela, a coroa e a peça darão uma volta completa em torno de seu eixo.
Porém, o número de dentes da engrenagem a ser fabricada nem sempre corresponde a uma volta completa na manivela. Dependendo da situação, você pode ter de dar mais de uma volta e também frações de volta para obter o número desejado de dentes.
Por exemplo, se queremos fresar uma engrenagem com 20 dentes, o material deverá ser girado 1/20 de volta, para a fresagem de cada dente. Então, se o aparelho divisor tem uma coroa de 40 dentes, em vez de dar 40 voltas na manivela, será necessário dar 40/20 de voltas. Isso significa 2 voltas na manivela para cada dente a ser fresado.
Tendo estabelecido a relação entre o número de dentes da coroa e o número de divisões desejadas, fica fácil montar a fórmula para o cálculo do aparelho divisor:
Em que Vm é o número de voltas na manivela, C é o número de dentes da coroa e N é o número de divisões desejadas.
Suponhamos, então, que você tenha de fresar 10 ranhuras igualmente espaçadas em uma peça cilíndrica usando um divisor com