Analise instrumental- absorção relativa
286 palavras
2 páginas
Pesquisa de Analise Absorção seletiva de compostos orgânicos e inorgânicos A absorção realizada pelos compostos orgânicos e compostos inorgânicos é alcançada através de uma deficiência de elétrons na molécula. Os compostos inorgânicos estão relacionados com comprimento de onda de absorção das transições “d-d” que dependem do metal envolvido, do número de grupos coordenados, do caráter básico, do tipo de átomos doadores e da geometria dos grupos coordenados. Já em compostos orgânicos é possível relacionar a absorção com o tipo de ligação que apresentam, os compostos que tem dupla ligação absorvem intensamente no ultravioleta remoto. Os compostos que possuem ligações simples e duplas alternadamente, chamadas de ligações conjugadas, originam absorção em comprimentos de ondas maiores. Sendo assim, quanto mais longo for o sistema conjugado, mais longos serão os comprimentos de onda absorvidos e estes podem chegar à região do visível.Cromóforos: São Grupos carreadores de cor, geralmente compostos que apresentam instaurações, podendo apresentar ou não conjugação e responsáveis pela absorção eletrônica.Tabela de Cromóforos: Auxócromos: São Grupos que intensificam a cor em uma molécula. Geralmente são grupamentos que possuem pelo menos um par de elétrons não-ligantes. Alteram tanto o comprimento de onda como a intensidade da absorção. Exemplos são: -OH, -NH2, -NR2, -NHR, -OCH3, -NH-CO-CH3, - NH-NH2 Podem interferir na absorção através de alguns mecanismos como:
a) Efeito Hipercrômico onde ocorre o aumento da intensidade de absorção;
b) Efeito Hipocrômico onde ocorre a diminuição da intensidade de absorção.
c)Deslocamento Hipsocrômico que é o deslocamento do λ máximo para a região de raios-X ocasionada por efeitos de substituição ou de solvente.
d) Deslocamento Batocrômico que é o deslocamento do λ máximo para a região de infravermelho devido a efeitos de substituição ou de solvente.