Fresadoras e tornos
As ferramentas foram a maneira que o homem encontrou para ampliar a força e destreza do seu corpo. As máquinas possibilitaram a multiplicação destes princípios por milhões de vezes. A máquina-ferramenta é uma máquina utilizada na fabricação de peças de diversos materiais (metálicas, plásticas, de madeira etc.), por meio da movimentação mecânica de um conjunto de ferramentas.
Máquinas-ferramenta são dispositivos mecânicos que são geralmente usados para a fabricação de componentes de metal de máquinas de corte seletivo e remoção de metal em indústrias. Alguns exemplos de máquinas-ferramentas são tornos, fresadoras, serras e retificadoras, entre outros. A máquina-ferramenta transforma metal ou madeira em componentes acabados.
DESENVOLVIMENTO
Entre as máquinas ferramentas se destaca torno mecânico, que é a máquina ferramenta mais antiga e dele derivaram outras máquinas. As próximas seções apresentam o torno mecânico e a fresadora suas respectivas ferramentas, dispositivos e nomenclatura.
1.TORNO
O torno, a máquina giratória mais comum e mais antiga, sujeita uma peça de metal ou de madeira e fazê-la girar enquanto um útil de corte dá forma ao objeto. O útil pode ser movido paralela ou perpendicularmente à direção de giro, para obter peças com partes cilíndricas ou cônicas, ou para cortar acalanaduras. Empregando úteis especiais um torno pode ser utilizado também para obter superfícies lisas, como as produzidas por uma fresadora, ou para perfurar orifícios na peça.
1.1 FERRAMENTAS
Entende-se, portanto, que em tornearia, o termo ferramenta, sem outras quaisquer indicações, significa ferramenta de corte com que se ataca o material. As principais finalidades das ferramentas usadas no torno mecânico podem ser apresentadas da seguinte maneira:
1.2 DISPOSITIVOS
O torno se compõe essencialmente de Barramento, Cabeçote fixo, Cabeçote móvel, Carro principal, Caixa Norton e Recâmbio
1.2.1 BARRAMENTO
Para deslizamento do carro em seu