Cabeçote de raio-x
SANTOS, MARÇO DE 2013.
Samantha Leite B5987E-0
Gisele Reis B8187-4
Evanice de Almeida B642JL-0
Juelita Cordeiro B8255G-9
OS COMPONENTES DE UM CABEÇOTE DE RAIO X O que é, qual sua função e o material do mesmo.
Figura 01: Ampola Cabeçote (Fonte: Cidade de São Paulo – OLX)
Prof°: Luciano
RESUMO
O trabalho a seguir, se refere a um cabeçote de raio x, dentre os temas se relacionam: o que é um cabeçote, sua função, seu material e os componentes do mesmo. O cabeçote integra todos os recursos para proporcionar qualidade e segurança as maquinas de raio x, além de permite radiografias mais nítidas, com ótimo contraste e menor tempo de exposição, é revestido internamente com chumbo, possui câmara de expansão e bobinas de alta tensão revestida com resina epoxy isolante que aumenta a vida útil do aparelho. Os cabeçotes são fechados à vácuo em óleo com tratamento especial para elevação do coeficiente dielétrico.
INDICE
INTRODUÇÃO
1 – CABEÇOTE DE RAIO X
Componente básico em qualquer equipamento de raio x. Invólucro fechado, que além de acoplar em seu interior o ânodo e o cátodo, tem a função básica de isolante elétrico e de suporte estrutural para o anodo e catodo, o sistema de encapsulamento serve para manter o vácuo no interior do tubo. A presença de ar dentro do tubo é indesejável, pois, além de interferir na produção de raios x, permitiria que eletricidade percorresse o tubo, na forma de pequenos raios e centelhas, danificando o sistema.
Figura 2: Cabeçote de raio-X
(fonte: Radiologia Básica – Blog Sp)
1.1 – ÂNODO E CÁTODO O ânodo é o eléctrodo de uma célula electroquímica onde se dá a oxidação de uma espécie química. Como a espécie que sofre oxidação perde electrões, o fluxo de electrões tem origem no