Biomas e mudanças climáticas
Juliana Setenareski Lopes¹
Resumo: Este trabalho refere-se a Biomas e Mudanças Climáticas, abordando o que são biomas, e mostrando os diversos tipos de biomas brasileiros. Este artigo tratará também de apresentar as mudanças climáticas ocorridas nos últimos anos e suas causas.
Palavras-chave: Biomas, Mudanças Climáticas, Brasil, causas.
1. INTRODUÇÃO
Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem grande similaridade e continuidade, com clima considerado uniforme, tendo uma história comum em sua formação. Assim, sua diversidade biológica é muito parecida.
Verões mais quentes, invernos mais rigorosos, aumento de ocorrências de enchentes, secas, incêndios florestais, tempestades e furacões mais intensas e freqüentes, derretimento das geleiras e calotas polares, aumento do nível do mar, são indícios claros das mudanças climáticas ocorridas no planeta, e que caso a temperatura continue a subir, esses incidentes vão continuar acontecendo.
Neste artigo serão apresentados o que são biomas e os diversos biomas brasileiros, e as conseqüências das mudanças climáticas ocorridas no planeta devido as atividades humanas, que causam efeito estufa, aquecimento global, como agem os gases lançados na atmosfera, e como o desmatamento também contribui para o aumento da temperatura do planeta.
¹Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Veiga de Almeida.
2. BIOMAS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS
3.1 Biomas
Segundo a Embrapa, podemos definir um bioma como um conjunto de vida, vegetal e animal, especificado pelo agrupamento de tipos de vegetação e identificável em escala regional, com condições geográficas e de clima similares e uma história compartilhada de mudanças cujo resultado é uma diversidade biológica própria. A localização geográfica de cada bioma é condicionada predominantemente pelos seguintes fatores: clima, temperatura, precipitação de chuvas e pela umidade