Dinamica climatica
TATIANE ALZIRA SANTOS
DINÂMICA CLIMÁTICA DO CERRADO
APARECIDA DE GOIÂNIA
2011
TATIANE ALZIRA SANTOS
DINÂMICA CLIMÁTICA DO CERRADO
Trabalho apresentado com requisito parcial á integração da P2, da disciplina de Elaboração de Projeto e Pesquisa em Geografia, do curso de Geografia, do Instituto Superior de Educação da Faculdade Alfredo Nasser, sob orientação do Professor Ms. Wagner Alceu.
APARECIDA DE GOIÂNIA
2011
RESUMO
Este artigo tem por fundamento contribuir para melhor compreensão da dinâmica climática do cerrado, em sua extensão no território brasileiro, principalmente como essa dinâmica tem contribuindo para alteração desse Bioma.
INTRODUÇÃO
O Cerrado predomina nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. As mais extensas áreas desse tipo de vegetação aparecem em locais de clima quente e úmido, com chuvas de verão e estação seca bem marcadas. Com as estação bem marcada o cerrado vem sofrendo com processo de fragmentação antrópica, e com as alterações climáticas. Palavra chave:
Clima, Massas de ar, variação espaço temporal e umidade relativa do ar, classificação, mudanças climáticas. Clima do Cerrado
O clima predominante no Cerrado é o Tropical Sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual é de 25° C, podendo chegar a marcações de até 40° C na primavera. As mínimas registradas podem chegar a valores próximos de 10° C ou até menos, nos meses de maio, junho e julho.
A precipitação média anual fica entre 1 200 e 1 800 mm, sendo os meses de março e outubro os mais chuvosos. Curtos períodos de seca, chamados de veranicos, podem ocorrer no meio da primavera e do verão. No período de maio a setembro os índices pluviométricos mensais reduzem-se bastante, podendo chegar a zero.
Segundo Alho Martins (1995), o cerrado e composto de um mosaico de varios tipos de vegetaçao, resultantes da diversidade de solos, de topografia e de climas dessa extensa região.
O clima nao so