Cabeamento
CABEAMENTO ESTRUTURADO – VANTAGENS E RESTRIÇÕES
Antes de se montar uma rede no mundo de hoje, seja de voz, dados, vídeo, está cada vez mais importante de se pensar em utilizar o cabeamento estruturado, uma vez que está crescendo a tendência em se interligar as redes de computadores e os demais meios de comunicação e automação.
Uma das desvantagens em um sistema de cabeamento estruturado pode ser o seu custo inicial mais elevado do que um sistema não-estruturado (em que são utilizados cabos dedicados para cada um dos diferentes sistemas). O tempo de implantação também pode ser descrito como uma das vantagens do sistema não-estruturado. Porém, as redes estruturadas apresentam uma alta flexibilidade nos recursos oferecidos, como a adequação às novas tecnologias e às facilidades para o aumento da rede. Assim, no fim, o cabeamento estruturado acaba por ter um custo x benefício bem maior do que uma rede não-estruturada, compensando o seu custo inicial maior e ao tempo mais demorado para sua implantação.
Diante do exposto no parágrafo acima podemos pensar: “Então, de agora em diante, em qualquer situação, usarei o cabeamento estruturado”. Embora com as novas construções a tendência seja esta (sendo uma exceção os locais que sofrem grandes reformas periodicamente, mudando, assim, sempre o modela da sua rede, como agências bancárias, por exemplo, aí a utilização do cabeamento estruturado deve ser melhor avaliado), devemos lembrar de construções mais antigas, onde uma grande modificação na parte civil e elétrica pode tornar quase que proibitiva a instalação do cabeamento estruturado. Porém sempre que se optar pelo cabeamento não-estruturado, seja por qual motivo for, o proprietário deve estar ciente de que sua rede estará muito limitada na questão da mudança do seu layout-físico e na questão da instalação de novos pontos.
Cabe ressaltar que o projetista tem que estar ciente, que como na instalação do cabeamento estruturado, todas as