Cabeamento estruturado
SOBRE
CABEAMENTO
ESTRUTURADO
.
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo a pesquisa e compreensão de temas relacionados a teleprocessamento de informações e seu ambiente de rede. Assim como aumentar o interesse pela pesquisa e atualização dos conhecimentos.
INTRODUÇÃO
O principal objetivo de um ambiente de rede é o compartilhamento de informações e recursos por várias máquinas com qualidade, eficiência, velocidade e segurança Para que isto ocorra é muito importante o correto funcionamento dos recursos físicos utilizados e com este objetivo que algumas organizações e empresas se empenharam e se empenham na pesquisa e estudo deles buscando o melhor desempenho e a satisfação para suas necessidades. O resultado desta pesquisa geram especificações de normais e padrões que são utilizados para instalações de redes e certificações de produtos.
HISTÓRICO
Há algum tempo atrás, os fabricantes e projetistas de sistemas de comunicação, desenvolviam produtos sem padrão em comum, ou seja, cada fabricante tinha seu próprio sistema de cabeamento. Durante esse período, qualquer nova geração de computador, precisava de um sistema específico e especializado de cabos para a conexão aos usuários.
Quando um sistema tornava-se obsoleto, era substituído por outro mais moderno que necessitava de cabeamento diferente e, em muitos casos, os cabos velhos eram abandonados ou retirados.
A partir da década de 80, com a introdução de padrões internacionais para redes de computadores, os fabricantes de sistemas de cabeamento passaram a produzi-los sob normas definidas internacionalmente.
Mesmo assim, não se podia impedir os muitos problemas causados pela existência de mão-de-obra especializada para sua instalação e manutenção.
A partir de 1988, os primeiros sistemas de cabeamento integrando sistemas de voz, vídeo e dados foram lançados comercialmente, lançando no mercado o conceito de "Sistema de Cabeamento Estruturado".
CABEAMENTO ESTRUTURADO
Cabeamento