Administração
DESAFIO DISCIPLINA TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Teoria Geral da Administração, os primórdios da
Administração e Abordagem Clássica da Administração
introdução..........
Administração como Habilidade Humana:
As organizações são formadas por pessoas. Não se pode deixar de mencionar os demais recursos que são necessários para a existência de uma empresa, como recursos financeiros, tecnológicos etc., mas o que merece destaque é que as pessoas dão dinâmica e vida às empresas; sem elas os demais recursos continuarão inertes e, como resultado, não haverá atividade produtiva.
A partir dos anos 1930, passou-se a perceber que era necessário uma atenção maior das relações humanas dentro das empresas, dos comportamentos dos grupos informais e dos elementos emocionais, até então passados despercebidos. Desse momento em diante, passou a caber ao administrador, mais do que nunca, estar dotado de habilidade humana no seu papel de gestor e líder, fazendo com que essa força de trabalho seja aproveitada da melhor forma possível, para que assim seja alcançado o objetivo de toda empresa: máxima prosperidade ao patrão e ao mesmo tempo ao colaborador.
Acontecimentos Sociais que Ocasionaram o Surgimento das Teorias da Administração:
Desde 10.000 a.C., as primeiras civilizações (sumérios, mesopotâmios e egípcios) possuíam padrões administrativos bem definidos, nos templos, aldeias e na organização do trabalho agrícola. Os gregos, no chamado século de ouro (séc. V a.C.), reconheceram a administração como uma arte separada e defendiam a abordagem científica do trabalho. Os romanos possuíram uma máquina administrativa que funcionava de forma descentralizada em todas as províncias do Império Romano.
Outras raízes históricas da Administração podem ser vistas no Império Otomano, no controle de seus feudos, e na Igreja Católica, na Idade Média. A Igreja Católica e as instituições militares foram os grandes responsáveis pela evolução da