Serviço social
O artigo Intervenção junto à Professores da Rede Pública: Potencializando a produção de novos sentidos, traz uma reflexão sobre o tema formação de professores.
Comungo com as autoras quando estas enfatizam que a atuação sobre a realidade escolar, implica um aprofunda reflexão sobre as concepções do homem, escola, educação, assim como sobre as relações que constituem a trama institucional.
A escola como um espaço institucional e de mediação social comum a todos, tem suas características próprias que são singulares de acordo com as ações de todos envolvidos nesse espaço, diante disso cada pessoa que vai a escola tem sua realidade social, vendo a escola desse ponto de vista se torna mais fácil perceber a atuação do professor no âmbito escolar, vendo o professor em sua totalidade de ser humano (grifo de resenhista).
Parafraseando Veruska Galdini e Wanda Maria é importante deixar claro que partimos da necessidade de dar um novo sentido e função a escola, colocando-a a serviço da maioria da população, no trabalho critico e transformador, imprimindo novos rumos a pratica educativa e, por que não a coletividade escolar.
Concordo com as autoras supracitadas quando pontuam em relação a mudança e transformação que é importante ficar claro que são múltiplos os aspectos determinantes, incluindo não só a história de vida e profissional do professor, como a realidade institucional escolar e social.
Citando Veruska Galdini e Wanda Maria os novos sentidos em relação a atuação do professor deve se desenvolver a partir do rompimento do cotidiano, onde antigas concepções tenham um novo significado, para que essas contradições e determinações venham a ser desvendadas se faz necessário que os professores compreendam que o trabalho a ser desenvolvido na escola requer coletividade (grifo do resenhista).
Concordo com a estratégia que as autoras utilizaram no primeiro momento na instituição, sendo de suma importância o contato e conhecimento do