Cabeamento estruturado
Introdução
Estudaremos metodos de switch , funcionamento, aplicação e conclusão .
SUMARIO
1 -Definição de Switch
2- Funcionamento
3- Métodos de encaminhamento
4-Store-and-forward
5-Cut-through
6 -Adaptative cut-through
7- Aplicações
8- Switch x Hub
9 -Esquemas de comutação
10-Switches de balanceamento de carga
Definição de Switch
Switches são dispositivos que filtram e encaminham pacotes entre segmentos de redes locais, operando na camada de enlace (camada 2) do modelo RM-OSI.
Um switch funciona como um nó central de uma rede em estrela. Ele tem como função o chaveamento (ou comutação) entre as estações que desejam se comunicar.
Figura 1 - Interligação de redes através de um swtich
A partir do momento em que as estações estão ligadas a esse elemento central, no qual a implementação interna é desconhecida, mas a interface é coerente com as estações, é possível pensar que esses elementos podem implementar arquiteturas que não utilizam apenas um meio compartilhado, mas sim possibilitam a troca de mensagens entre várias estações simultaneamente. Dessa forma, as estações podem obter para si taxas efetivas de transmissão bem maiores. Conceitualmente, switches poderiam ser considerados bridges multi-portas. Como "bridging" tecnicamente é uma função da camada 2 do modelo OSI, todos os padrões atuais de rede (Ethernet, Fast Ethernet, Token Ring, FDDI, etc) podem ser conectados através de switches.
Funcionamento
A função de um switch é conectar segmentos de redes diferentes. Um switch mapeia os endereços dos nós que residem em cada segmento da rede e permite apenas a passagem do tráfego necessário. O switch aprende quais estações estão conectadas a cada um dos segmentos de suas portas. Ele examina o tráfego de entrada, deduz endereços MAC de todas