Cabeamento estruturado
CABEAMENTO ESTRUTURADO
BLUETOOTH - FREQÜÊNCIA
Dispositivos Bluetooth operam na faixa ISM (Industrial
Scientific Medical) centrada em 2,45 Ghz entre as faixas 2,4GHz a 2,5Ghz.
A comunicação entre os dispositivos Bluetooth é feita através do estabelecimento de um canal FH-CDMA
(Frequency Hopping – Code Division Multiple Access).
Nesta técnica, o transmissor envia um sinal sobre uma série aparentemente randômica de freqüências de rádio. Um receptor “saltando” em tais freqüências, em sincronia com o transmissor, capta o sinal.
BLUETOOTH - FREQÜÊNCIA
Para operação do Bluetooth na faixa ISM de 2,5Ghz, foram definidas 79 portadoras espaçadas de 1Mhz, portando existem 79 freqüências nas quais instantaneamente um dispositivo pode estar transmitindo.
Um grande número de seqüências de pseudo-aleatórias de freqüências foi definido. A seqüência particular de freqüências de um canal estabelecido pelo dispositivo mestre da piconet, que é o responsável pelo controle do canal. Todos os outros dispositivos participantes da piconet são escravos e devem se sincronizar ao mestre.
O dispositivo mestre muda sua freqüência de transmissão
1600 vezes por segundo com o objetivo de minimizar interferências. BLUETOOTH – CONTROLE DE ACESSO AO MEIO
No domínio de tempo, um canal é dividido em slots de duração de 625 micro segundos. De modo a simplificar a implementação, comunicação Full-Duplex são alcançadas aplicando-se TDD (Time Division
Duplex).
Os slots são utilizados de modo alternado para transmissão e para a recepção de pacotes.
Canal FH-TDD no Bluetooth
F(k)
625ms
F(k+1)
F(k+2)
BLUETOOTH – CONTROLE DE ACESSO AO MEIO
O bluetooth foi otimizado para permitir que um número elevado de comunicações descoordenadas ocorram dentro da mesma área. De modo diferente de outras soluções ad hoc onde todos os dispositivos compartilham o