caatinga
CAATINGA
Professora: Simone Alunas: Denizete Guimaraes Thalia Oliveira Kelly Pereira Lucas silva
Pedro Afonso-TO 17 de novembro de 2014.
Tipos de solo
Latossolos
Destacam-se os latossolos amarelos e os vermelho-amarelo. Ocupam grandes extensões no Sul do Piauí, sertão da Bahia e de Pernambuco (156.721 km²). Apresentam relevo suave, grande profundidade, alta permeabilidade e baixa capacidade de troca catiônica. São solos profundos, drenados, porosos, friáveis e com baixos teores de matéria orgânica.
Podzólicos ou Argissolos
São solos profundos e menos intemperados do que os Latossolos podendo apresentar maior fertilidade natural e potencial. Ocupam os estados do Ceará, Bahia, Pernambuco, rio Grande do Norte e Paraíba (110.00km²). São solos moderamente profundos a bem drenados.
Brunos não cálcicos
São solos rasos a pouco profundos, bem drenados, com espessura ao redor de 50 cm. Ocupam grandes extensões dos Estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte (98.938km²). Solos ricos em bases, B textural de cor vermelha ou bruno avermelhada. São poucos espesso, maciço ou estrutura fracamente desenvolvida.
Planossolos
Solos rasos a pouco profundos com horizonte superficial de cores claras e textura mais leve, contrastando com o horizonte B mais argiloso, adensado, pouco permeável, com cores de redução, acinzentado com ou sem mosqueado em decorrência da lenta permeabilidade