Evolução das Máquinas sob o foco da Arquitetura de Computadores
Sistemas de Informação 2013/2
Carlos Martin Luther
Evolução da Arquitetura de Computadores
Desde a criação das primeiras máquinas que podiam ser consideradas 'computadores', a disposição de seus componentes mudou drasticamente durante sua história. Porém, veremos como um homem estabeleceu uma arquitetura que é usada ainda hoje em todos os computadores, desde seu telefone celular até seu desktop.
A característica que define um "Computador Universal" é a "programabilidade" que permite ao computador emular qualquer outra máquina de calcular alterando a sequência de instruções armazenadas. Em 1835 Charles Babbage descreve sua Máquina Analítica. Esta máquina tratava-se de um projeto de um computador programável de propósito geral, empregando cartões perfurados para entrada e uma máquina de vapor para fornecer energia. Enquanto os projetos estavam provavelmente corretos, conflitos com o artesão que construía as partes, e o fim do financiamento do governo, tornaram impossível a sua construção.
Os primeiros computadores da década de 1940 possuíam somente dois níveis de linguagem de programação: o nível da linguagem de máquina, no qual toda a programação era feita, e o nível da lógica digital, onde os programas eram efetivamente executados. A maioria dos grandes computadores produzidos no período não eram comerciais, e foram utilizados pelo governo americano, além dos fins militares.
O surgimento do primeiro computador eletrônico digital da chamada Primeira Geração Tecnológica foi concebido em 1939 por John Vincent Atanasoff, professor de física, e Clifford Berry, seu assistente, que o chamaram ABC. Este computador foi desenhado para solucionar equações algébricas lineares.
Sem dúvida, o computador mais famoso daquela época foi o ENIAC, construído em 1945. O ENIAC era composto por nada menos do que 17,468 válvulas, ocupando um galpão imenso. Porém, apesar do tamanho, o poder de processamento do ENIAC é ridículo para os