caatinga
850.000 km2, o que representa
10% do território brasileiro. Se localiza no sertão da região nordeste do Brasil, nos estados de Piauí, Ceará, Rio
Grande do Norte, Paraíba,
Pernambuco, Alagoas, Sergipe e
Bahia. È cercado pelos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado.
CLIMA
O clima da Caatinga é semi - árido quente com uma estação seca extensa de até oito meses. Este clima particular dentro dos trópicos (normalmente úmidos) é devido a influência de massas de ar continentais equatoriais secas e a presença de centros de alta pressão, formados no Atlântico, que durante o inverno invadem os sertões secos.
As plantas da caatinga são xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. Foram registradas até o momento cerca de
1000 espécies, estimando-se que haja um total de 2000 a 3000 plantas.
Algumas armazenam água, outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de água da chuva. E há as que contam com recursos pra diminuir a transpiração, como espinhos e poucas folhas.
A vegetação é formada por três estratos: o arbóreo, com árvores de 8 a 12 metros de altura; o arbustivo, com vegetação de 2 a 5 metros; e o herbáceo, abaixo de 2 metros. Entre as espécies mais comuns estão a amburana , umbuzeiro e o mandacaru.
Algumas dessas plantas podem produzir cera, fibra, óleo vegetal e, principalmente, frutas.
A situação da Caatinga, hoje, é a de um bioma ameaçado. São duas variáveis que tornam o bioma ameaçado. Uma é o nível do desmatamento. Mais de 50% da área de ocorrência da Caatinga já foi desmatada. A outra é o nível de proteção: a Caatinga tem o menor índice de áreas protegidas no país. A proteção legal do bioma é baixa e o nível do desmatamento é alto. Esses dois fatores colocam a Caatinga como um ambiente ameaçado.
PROJETOS DE PRESERVAÇÃO
-Um dos projetos é o
“Caatinga Viva” , tem a intenção de amenizar esse processo de degradação e