contabilidade
R. Taxa de Inflação:
Interfere no comercio do alumínio e de cosméticos no suprimento de dinheiro e a expansão monetária. Ex: quando você compra a matéria prima na época da valorização da moeda local para produzir os cosméticos e os alumínios você corre o risco da desvalorização ate a venda dos produtos.
R. Concorrência
Fazer um plano de negócios e manter se competitivo no mercado investindo na qualidade dos produtos e novidades assim também como preços acessíveis. Um mercado concorrencial é aquele cujo funcionamento é feito de acordo com o livre jogo da oferta e da procura, sem intervenção do Estado.
R. Sociais
Mudanças sociais afetam tanto nos externo quanto no interno das empresas.
Ex. modificações podem afetar o comportamento dos funcionários no aumento da produtividade como diversas praticas de interação. (confraternização, gratificação dinâmicas de grupo etc)
Este artigo pretende discutir o papel que o orçamento empresarial tem em uma organização, bem como os erros que muitos gestores têm feito com relação a sua real aplicação.
A comparação entre diversas visões em torno do tema em questão é uma prova, por si só, que há um conflito estabelecido. Para uns o problema reside no orçamento em si como ferramenta, outros acreditam que o elo do problema está na vinculação dos objetivos estabelecidos e as recompensas da gerência. Finalmente, existem aqueles que percebem no orçamento uma ferramenta importante para se medir o desempenho.
Ao final deste artigo, um conjunto de conclusões poderá ser verificado sobre este tema que tanto tem dominado as discussões do mundo acadêmico como no dia-a-dia das empresas.
Em um recente artigo publicado pela revista Harvard Business Review, JENSEN (2002), discute de forma enfática a função do orçamento nas organizações. Segundo o autor:
“o processo de elaboração dos orçamentos é uma piada, e todos sabem disso. Consome um tempo absurdo dos executivos,