C67 Trabalho De Gestao De Projetos
Módulo: Áreas de Conhecimento e Aspectos Estruturais
Título: Aspectos Críticos e os Caminhos para lidar com o desafio de eliminar as distâncias e as diferenças entre as organizações, as regiões e as culturas mundiais.
Aluno: Filipe Mateus Rossi Risso
Disciplina: Introdução à Gerência de Projetos Turma: MBA BLAW 11
Introdução
O presente estudo tem por objetivo estudar os aspectos críticos e os caminhos para lidar com o desafio de eliminar as distâncias e as diferenças entre as organizações, as regiões e as culturas mundiais.
Abordaremos as problemáticas apresentadas a luz da Gerência de
Projetos e para tanto faremos por vezes referências ao PMBoK – Project
Management Body of Knowledge, um guia sobre este importante tema desenvolvido pelo PMI - Project Management Institute.
Considerando que as organizações nos dias atuais não mais se limitam as regiões onde tiveram origem e buscam a contínua expansão e fixação no mercado, diversos são os riscos.
Tais dificuldades são encontradas em razão do crescimento e atuação das empresas em diversas localidades, o que faz com que lidem, além das barreiras geográficas criadas pela distância entre suas unidades, com uma série de diferenças administrativas, econômicas e culturais.
Para tomar conhecimento destes dificultadores, a organização deve pensar em planejar e desenvolver um projeto para expandir. Sobre este conceito, Fábio Câmara Araújo de Carvalho dispõe o seguinte:
“... o projeto pode ser entendido como um processo único, que contém atividades e operações coordenadas e controladas, com datas de início e término, visando alcançar um único objetivo. Esse objetivo a ser alcançado segue os requisitos especificados pelo cliente, com limitações e restrições de tempo, custo e recursos. (CARVALHO, 2015,
p. 4)”.
1
Seja através do crescimento intermunicipal, interestadual ou mesmo pela internacionalização das empresas, é fundamental a preparação e a adaptação para as mudanças na organização,