Básica 2
1.Defina provisão e cite 3 exemplos.
É uma reserva de um valor para atender a despesas previstas.
• Provisões para riscos fiscais;
• Provisões para riscos trabalhistas;
• Provisões para pagamento do 13º salário.
2.Quando deverá ser reconhecida uma provisão?
Há três condições que devem ser atendidas para que uma provisão seja reconhecida:
• a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado;
• seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e
• possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.
3.Defina reserva:
É uma espécie de poupança, onde a instituição antes da distribuição de lucros “prevê” uma ou mais situações que se ocorrerem seria necessário dispêndios financeiros e reserva determinada quantia para cobrir estes gastos se vierem a ocorrer.
4.Quais os tipos de reservas que poderão ser constituídas e fale sobre cada uma delas.
Reserva Legal - Estabelecida para dar proteção ao credor. Pode ser utilizada apenas para compensar prejuízos e incrementar o capital social. É a única OBRIGATÓRIA. A reserva legal visa dar proteção ao credor, sendo constituída pela alíquota de 5% do lucro líquido do exercício até atingir 20% do capital realizado.
Reserva Estatutária - Instituída por determinação do estatuto da companhia. Sua finalidade e seus critérios devem ser plenamente definidos.
Reserva para Contingências - É constituída por uma parcela de lucros, com o intuito de amenizar prováveis perdas que venham prejudicar o Resultados de exercícios futuros.
Reserva de Retenção de Lucros - A empresa poderá reter parte do lucro líquido do exercício para constituí-la com o objetivo de expandir os negócios, criando filiais ou investir em novas empresas.
Reserva de Incentivos Fiscais - A empresa poderá constituir RIF quando do recebimento de doações e