Trabalho de cinesiologia
Graduação em Educação física
Atividades referentes ao Resumo dos Clássicos da Sociologia
Belém-Pa
2014-2
Introdução
Esta obra ressalta os grandes clássicos da sociologia diretamente aos sociólogos, Emille Duerkheim e Max Weber. Em um objetivo de explicar os principais pontos de uma sociedade, onde a sociologia volta-se com termos científicos para realidade social e, enquanto tal visa estabelecer teorias, bem como confrontá-las com a realidade.
Resumo
Weber é o principal representante da Sociologia alemã e questionador dos modos positivistas de formulação de leis sociais, tema que rendeu acirrados debates à sua época. Defendia a idéia de que uma Ciência Social não poderia reduzir a realidade empírica a leis. Para Weber essas leis, tinham haver com um termo muito usado por ele chamado de ação social, onde dizia que a mesma é toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e ação social é toda conduta dotada de sentido para quem a efetua, a ação social deve ser praticada com intenção. A partir disso, Weber constrói quatro tipos ideais de ação social que podem se enquadrar na sociedade.
A ação tradicional diz respeito aos hábitos e costumes enraizados, como por exemplo, comemorar o natal. ação afetiva é inspirada em emoções imediatas, sem considerações de meios ou de fins a atingir, como torcer por um time, o indivíduo pratica a ação porque se sente bem. A ação racional em relação a valores é aquela em que o individuo considera apenas suas convicções pessoais e sua fidelidade a tais convicções, como ser honesto, ser casto. A ação racional com relação a fins é praticada com um objetivo previamente definido, visando apenas o resultado.
Encontra partida, Durkheim queria mostrar que o cientista precisa romper com qualquer pré-noção, ou seja, é necessário, desde o começo da pesquisa