bypass coronário
O bypass coronário, também denominado cirurgia de pontagem coronária ou de revascularização coronária, é um procedimento que permite que o sangue contorne (ou faça uma ponte sobre) uma secção obstruída em uma ou mais arterias coronárias.
Na doença coronária, o lúmen (interior) destass artérias encontra-se estreitado pela acumulação de gorduras e colesterol em placas (arterosclerose), com diminuição da quantidade de sangue que chega ao coração. Podendo ainda romper levando à formação de um coágulo de sangue que pode obstruir a artéria e interromper de forma abrupta o fluxo de sangue para o coração, originando um ataque cardíaco. A cirururgia
Esta intervenção cirurgica é necessária nos casos em que diversas artérias coronárias estão obstruídas de forma generalizada. A manifestação mais comum da doença coronária é um tipo de dor no peito, denominada angina.
Esta dor é geralmente descrita como aperto ou queimadura no centro do peito ou ligeiramente para o lado esquerdo da caixa torácica, podendo erradiar para os braços( frequentemente para o lado esquerdo), para o abdômem, para o maxilar inferior ou para o pescoço.
Outras manifestações de obstrução de arterias são:
*sudorese
*náuseas
*tonturas
*dispnéia
*palpitções
Como é realizada
O cirurgião utiliza um vaso sanguíneo de outra parte do corpo para formar um novo canal (pontagem) de modo a fazer com que o sangue possa fluir, contornando a área obstruída de uma ou mais artérias, sem que isso afete significativamente o fluxo de sangue das zonas de onde são retiradas. Podendo ser o vaso proveniente de várias parte do corpo humano: parede torácica, pernas e braços.