Cirrose hepática
Centro Biomédico
Instituto de Nutrição
Disciplina: Anatomia Humana
Seminário: Discussão - Cirrose Hepática
Grupo: Jéssica Milena Paula Patrícia Henrique
ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO
1) Anatomia Geral
a. Localização
b. Faces
c. Ligamentos
d. Lobos
e. Impressões anatômicas e relações com outros orgãos
f. Artérias e veias hepáticas
g. Estrutura do fígado com cirrose
2) Sistema Porta
a. Definição e localização
b. Função e orgãos constituintes
c. Anastomoses
d. Bypass cirúrgico em caso de obstrução hepática
3) Sintomas relacionados com a circulação colateral porto-cava
a. Definição
b. Vasos envolvidos
c. Sintomas e alterações da hipertensão portal
1) Anatomia Geral
a. Localização O fígado está localizado no quadrante superior direito do abdome, protegido pela caixa torácica e o diafragma. Sua posição fica entre 7ª e 11ª costelas, do lado direito, e cruzando a linha mediana em direção à papila mamária esquerda. Ocupa a maior parte do hipocôndrio direito, o epigástrio superior e estende-se até o hipocôndrio esquerdo. Possui duas faces e quatro lobos, sendo que situa-se imediatamente abaixo do diafragma, na face diafragmática, e tem contato com outros orgãos na face visceral, sendo nela identificados os quatro lobos: direito, esquerdo, quadrado e caudado.
b. Faces Possui duas superfícies, revestidas por membrana chamada peritônio, denominadas face diafragmática e face visceral.
Face diafragmática: Tem as direções anterior, superior e posterior. Apresenta aspecto liso e forma de cúpula, posicionada em contato com a superfície inferior do diafragma. Possui região entre fígado e diafragma que não está revestida por peritônio, a área nua. Esta face está associada aos recessos subfrênico e hepatorrenal. O recesso subfrênico separa face diafragmática e diafragma, sendo dividida nas áreas direita e esquerda através do ligamento