Cirrose hepatica
As cirroses hepaticas são afecções crônicas do figado, caracterizadas pelo aumento do tecido fibroso desse orgão. Muitos progressos se fizeram nos ultims anos de estudoas das causas, lesões e tratamento destas afecções.
Há uma variedade muito grande de cirrosse. Os três tipos mais importantes, são:a cirrose atrofica de laennec9cirrose portal ou alcoolica), a cirrose hipertrofica de hanot(cirrose biliar), e a cirrose sifilitica.
CIRROSE ATRÓFICA DE LAENNEC
Causas:É mais frequente que apareçam os sintomas de cirrose hepatica entre os 35 e 65 anos. Vê-se com dupla frequencia no homam do que na mulher.
Comprovou-se que no ociente, de 50 a 85% dos casos se produzem em alcoolatras. É o alçcool a causa direta da cirrose hepatica? Sabe-se que o alcool é toxico para a celula hepatica, mas devem somar-se outros fatores como ser a alimentação imcompleta e defeituosa frequente nos alcoolatras . Não foi ainda elucidada se aisso se junta tambem um processo infeccioso cronico. Outras intoxicações cronicas(chumbo, arsênio, toxinas microbianas, mostardas, etc) favorecem a aparição destas enfermidades.
Em certos países do oiente parecem favorecer a cirrose a alimentação defeituosa e certos parasitas, a malaria, a disenteria, a esquistossomose, aos parasitos intestinais eo uso de condimentos.
LESÕES:No figado observa-se:tamanho menor que o normale deformatação do orgão. A capsula é espassada. A superficie é inrreular, apresentando-se Saliências do tamanho de uma ervilha. O corte revela que o figado esta descorado e veem-se areas amareladas estranguladas por tecido fibroso. Ao microscopio obsrva-se degeneração das celulas hapaticas e invasão por tecido fibroso. A veia porta e suas ramificações intra-hepaticas principais estão espasadas e escloresadas.
Observa-se que tods as partes do organismo em que se estabelece comunicações entre o sistema venoso portal e os da veia cava s superior e inferior, há dilatação pronunciada dos vasos correspondentes