Bussiness to consumer
Análise de Caso – Trabalho semanal
Nome: Márcio Alexandre Moutinho da Silva
Número de aluno: 2090499
Código do Caso: EC-C2C (3)
O consumer to consumer, mais conhecido como C2C, é um dos métodos de referência do comercio electrónico. É relativamente recente, é uma forma comercial electrónica que consiste e é desenvolvida através de transacções efectuadas entre particulares. Este comércio é realizado mediante apoio de uma empresa que cria um site na Web, sendo este um meio de comunicação entre os intervenientes no processo de compra e venda, troca ou simplesmente divulgação de informação ou inicio de uma amizade. Esta empresa faz o papel de intermediário no processo transaccional, embora este papel geralmente não interfira com as condições de compra e venda, nem mesmo com a qualidade do que é vendido ou trocado ou ainda, não generalizada, com os meios de pagamento utilizados aquando da concretização das transacções, muito embora uma parte destes sites exijam controlo sobre os meios de pagamento, esta responsabilidade é exclusivamente dos intervenientes nas transacções, de forma geral as empresas não tenham qualquer responsabilidade sobre estes assuntos, em certos casos são cobrados, uma percentagem, ou mesmo um valor fixo, conforme acordo antecipado com um dos intervenientes, quem vende ou a quem compra como forma de sustentabilidade para a empresa. Em forma resumida cada uma destas empresa não passa de um mero elo de ligação entre consumidores.
Existem diversas empresas e sites deste tipo como: E-Bay, Half.com, Craigslist, Cloudmark, wayn.com, etc. Cada um destes sites tem uma forma diferente de trabalhar com o C2C, no entanto têm uma finalidade similar, levar a que o consumidor compre ou venda a outro consumidor.
No caso é-nos apresentado três tipos diferentes de sites: C2C, o modelo de negócio peer-to-peer e o modelo de negócio de comércio móvel. Embora a finalidade seja diferente o conceito de