Business Intelligence
A globalização e a evolução da TI têm mudado radicalmente a forma como as empresas e os seus consumidores se relacionam. Os consumidores têm um leque de opções de produtos e serviços que há alguns anos não era possível. E essa variedade de opções, para o mundo dos negócios, gera a Concorrência.
O processo de auto avaliação e de estudo de seus concorrentes não é algo novo e podemos encontrar exemplos disso no livro “A arte da Guerra”, de Sun Tzu (TZU, 2000); neste, encontramos ensinamentos que dizem que para obter sucesso na guerra, a pessoa deve deter todo o conhecimento de suas fraquezas e virtudes, além de todo o conhecimento das fraquezas e virtudes do inimigo. O contrário pode levar à derrota e à destruição. Sobre essa metodologia de estudo da concorrência, Kotler também afirma que “Uma empresa precisa saber sobre seus concorrentes (…) seus objetivos, estratégias, pontos fortes e fracos e padrões de resposta.” (KOTLER, 1999).
Ai entra Business Intelligence (BI) pode ser traduzido como inteligência de negócios, ou inteligência empresarial. Isto significa que é um método que visa ajudar as empresas a tomar as decisões inteligentes, mediante dados e informações recolhidas pelos diversos sistemas de informação. Sendo assim, BI é uma tecnologia que permite às empresas transformar dados guardados nos seus sistemas em Informação qualitativa e importante para a tomada de decisão.
Alguns observadores consideram que o processo de BI realça os dados dentro da informação e também dentro do conhecimento. Pessoas envolvidas em processos de BI podem usar software ou outras tecnologias para obter, guardar, analisar e prover acesso aos dados. O software “cura” o desempenho do gerenciamento do negócio e contribui no objetivo de tomar as decisões melhores, mais atuais e relevantes, com as informações acessíveis sempre que necessário. Algumas pessoas utilizam o termo "BI" intercambiando-o com "livros de reunião" ou "sistemas de informações