Business intelligence
CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
TÓPICOS ESPECIAIS EM INFORMÁTICA
BUSINESS INTELLIGENCE
SÃO PAULO
2012
SURGIMENTO DO BI
Os ERPs(Enterprise Resource Planning), responsáveis por controlar uma empresa desde a produção até as finanças, surgiram no final do século XX e sacudiram as grandes empresas, prometendo otimizar ainda mais os seus processos de forma integrada, ou seja, desde o pedido do cliente, passando por todo o processo de produção, administrativo, financeiro e outros, até chegar no produto final, ou seja, o produto acabado devidamente entregue ao cliente. Com eles as empresas vislumbraram principalmente agilidade e precisão no processamento de toda sua cadeia e consequentes economias, gerando mais recursos (dinheiro) para ampliação e reinvestimento nos negócios, gerando um retorno de médio e longo prazo (há quem diga de curto prazo).
Realmente as empresas conseguiram melhorar seus processos, porém faltava algo que auxiliasse na análise da informação. Estas que são tão importantes e que acabam caindo no esquecimento, armazenadas nos grandes bancos de dados destes sistemas.
Desta forma surge o Business Intelligence como solução para ordenação e aproveitamento de toda informação gerada na empresa, se tornando ferramenta indispensável para uma gestão empresarial sólida e próspera, aliada, é claro, as competências de cada segmento.
BI
BI - Business Intelligence, é um termo criado pelo Gatner Group, e pode ser definido como a utilização de várias fontes de informações para implantar uma estratégia competitiva de negócios, e suas aplicações tem como objetivo gerar conhecimento pertinente ao negócio, por meio da análise de informações existentes dentro da empresa.
O maior objetivo em BI está na definição de regras e técnicas para organizar adequadamente o banco de dados (Data Warehouse), isto é, transformá-lo em depósitos