Business Intelligence como Auxílio à Tomada de Decisão
Diante do cenário globalizado, o ambiente organizacional deve estar preparado para as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que ocorrem de maneira rápida e imprevisível, exigindo planejamento, antecipação e respostas imediatas. Nesse contexto a Tecnologia de Informação surge como forte aliada por dispor de ferramentas capazes de oferecer suporte ás decisões de negócios. Nesse contexto apresentamos o Business Intelligence, elencando uma visão de um Sistema de Informação que auxilia os gestores a obter uma visão holística da organização com base em relatórios precisos e integrados. Através do cruzamento de dados heterogêneos é possível o reconhecimento de padrões e desvios, fornecendo informações inteligentes e imprescindíveis para a vantagem estratégica, mesmo em cenário instável.
História
O termo BI foi criado na década de 1990 pelo Gartner Group. Porém, segundo Turban (2008, p. 27), “o conceito se iniciou muito antes, com suas raízes nos sistemas de geração de relatórios SIG - Sistemas de Informações Gerenciais - (do inglês, Management Information Systems – MIS) dos anos 1970”. Todavia, esses sistemas tinham seu foco na geração de relatórios estáticos e bidimensionais, limitados pelos recursos disponíveis àquela época.
Com o passar do tempo e, consequentemente, a evolução da Tecnologia da Informação, surgiram recursos capazes de elevar o suporte de sistemas automatizados do nível operacional para os níveis tático e estratégico. Assim, permitindo introduzir sistemas de geração de relatórios dinâmicos multidimensionais, prognósticos e previsões, análises de tendências, possibilidades de maior detalhamento, acesso a status e fatores críticos de sucesso.
Conceito
Business Intelligence (BI) é um termo relativamente novo, mas certamente não é um conceito novo. Este termo foi criado pelo Grupo Gartner no início dos anos 1990 e inclui arquiteturas, ferramentas, bancos de dados, aplicações e metodologias. O conceito é simples: fazer uso